quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Maria Degolada: brinca pra ver!

Reza a lenda que a meia noite se você fechar todas as portas da casa, se trancar no banheiro e gritar 3 vezes MARIA DEGOLADA ela vai aparecer no espelho, então você terá que sair correndo e abrir todas as portas se não Maria pega você

Mateus G. Geist

A lenda de Maria Degolada nasceu em Porto Alegre- RS. Havia uma prostituta muito bela, chamada Maria, e essa tinha ido acampar com alguns de seus amigos em um bairro perto de um matagal. Maria, que era solteira na época, não se prostituía mais, porém despertava libido em vários homens do bairro. Destes, tinha um soldado da Brigada Militar que estava flertando com ela, e queria levá-la para os “finalmentes”.  Só que Maria não queria ter relações com esse soldado e esse ficou irritado e resolveu estuprá-la, ela até tentou se defender, mas como o soldado era mais forte cortou-lhe toda a face.
Finalmentes
Desacordada, ele fez o que quis com ela. Para escapar da punição, decidiu degolá-la e enterrá-la num matagal próximo do bairro onde aconteceu o crime. No dia seguinte os amigos resolveram ir embora, mas ninguém conseguia encontrar Maria. O soldado disse que ela havia ido embora na calada da noite, despedindo-se apenas dele. Passou um mês, dois, e ninguém via Maria. A polícia foi acionada e o corpo dela foi encontrado no matagal bem em cima, no Morro. O soldado foi expulso da Brigada Militar, preso e provavelmente assassinado na cadeia. Conta-se até hoje que o espírito da Maria Degolada ronda para aterrorizar pessoas cruéis com os pobres, para se vingar da tirania da sua morte horrenda. 
Essa lenda urbana é uma das mais conhecidas no Rio Grande do Sul. Não há algum gaúcho que não conheça essa famosa lenda, atualmente ainda as crianças são comunicadas por pais ou avós sobre o mito os antigos resguardam essas histórias que passam de geração a geração.
O folclore que a cercou desde o início continua em desenvolvimento, e novas versões sobre seu assassinato continuam a surgir, acrescentando muitos detalhes fantasiosos sobre sua vida. Ao mesmo tempo, sendo morta por um policial, ela se tornou um símbolo de resistência contra a exclusão social e a opressão do poder público, em comunidade pobre.
Mesmo assim a lenda da Maria Degolada percorre vários estados e até fora do país. Sendo ela verdadeira ou não o que interessa é que muitos acreditam e tem medo de Maria degolada que aparece monstruosamente horrorosa na frente dos espelhos quando invocada.
Na prática
No interior do estado, mais necessariamente em uma vila de Três de Maio ocorreu um fato que envolve a lenda de Maria Degolada, Marize Meller, hoje estudante de administração, passou por uma situação de medo quando pequena. “Meu pai e minha mãe costumavam sair a noite para ir a igreja, e eu e minha irmã ficávamos sozinhas e certa noite começamos falar sobre a Maria Degolada. Eu, como era maior, assustei a minha irmã. Depois que ela já tava mais calma, eu fechei o resto da casa e fui no banheiro onde ela tava tomando banho e comecei a invocar a Maria Degolada.”
Marize não tem muita diferença de idade com a da irmã, Marlize Meller, mas, como a irmã era mais “medrosa”, gostava de pregar peças. “Depois que falei três vezes 'Maria Degolada' na frente do espelho, comecei a me sentir meio estranha. Nossa casa era de madeira na época, e parecia que alguém caminhava com passos longos no assoalho da sala.” Marize indaga que na hora não sabia o que fazer. “Não sabia se eu corria, gritava ou chorava foi muito estranho o que senti, não cheguei a ver nada, mas sentia uma presença.”
Medo ao extremo
Também no interior do estado, agora em Horizontina mora Ana Richter que também foi brincar com o que não devia, segundo ela um dia sozinha em casa com uma amiga resolveram fazer o teste da Maria degolada, mas não contavam que iriam sofrer com o maior medo da suas vidas. “Comecei trancando toda a casa, e fomos eu e Magali minha amiga para o banheiro, chegando lá nós juntas chamamos várias vezes, 'VEM, MARIA DEGOLADA, VEM'”.
Segundo Magali não aconteceu nada de imediato, e as duas desistiram e foram assistir TV, o que não contavam era que logo após a meia noite barulhos estranhos começariam dentro da casa. “Depois da meia noite começou a estralar as janelas de madeira, escutamos sons estranhos, tipo gemidos sai gritando para meu quarto, mas ao entrar a luz não acendeu pois com a batida que dei no interruptor acabei queimando a lâmpada. Minha amiga estava quase desmaiando de medo, não parava de chorar.” Após passarem por toda a situação as meninas prometem não mexer com o oculto nunca mais. “Não conseguimos dormir em casa, saímos de casa e fomos dormir na casa de uma tia, o medo era tanto que eu tremia e imaginava a foto da Maria rindo vindo me pegar”, finaliza.

Pode ser coincidência ou não, mas a lenda da Maria Degolada é muito famosa, seja aqui no interior como em vários outros lugares. O povo do interior cultiva as ligações dos ancestrais que contavam para as gerações futuras possíveis acontecimentos e mitos das antigas, mesmo assim é bom não mexer com o desconhecido. Maria Degolada, pega um pega geral, também pode pegar você.

4 comentários:

  1. Eu tenho medo até hoje... Nunca evoquei nem nada... mas só as histórias ja me arrepiam...!!! #medodemais rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu,quando tinha uns 7 anos me mijei toda, adorava chamar Maria degolada, até uma noite que a lâmpada do abajur estourou. Nuncaaaaa mais chamei credo. Tenho trauma. Cruzes

    ResponderExcluir